Em Espanha, os comandados de Zinedine Zidane vêm de um jogo onde tinham muita pressão para obter um bom resultado, pois uma não vitória nesse jogo poderia ter hipotecado até a presença nas competições europeias. No entanto, o objetivo foi conseguido, num jogo onde Karim Benzema brilhou ao bisar com dois golos de cabeça, o tipo de golos que diferencia um avançado de um matador. Brilhante. Esta injeção de moral nas hostes dos blancos poderá ser o boost motivacional que necessitavam. Outro facto importante prende-se com a adaptação de Lucas Vasquez a lateral direito, pela necessidade de substituir o lesionado Carvajal. Esta adaptação tem sido um sucesso, onde a envolvência e capacidade de atacar a profundidade do espanhol tem causado estragos nas defensivas adversárias, e essa melhoria tem sido notória nos últimos resultados do Real Madrid.
O Atlético, por sua vez, tem surpreendido neste início da La Liga. Com menos dois jogos que o rival deste sábado, segue destacado na liderança do campeonato, com um ponto de vantagem sobre o 2º classificado, a Real Sociedad, e 5 pontos sobre o 3º classificado Villareal, sendo que ambos têm mais dois jogos realizados que os colchoneros. Comandados pelo astro português João Félix, a equipa de Diego Simeone superou um dificílimo e decisivo desafio na Áustria perante o Red Bull Salzburgo, vencendo por 2-0, mas sentindo muitas dificuldades em resolver a contenda cedo, sendo que os austríacos acreditaram sempre que era possível deixar o Atlético mais perto da Liga Europa.
Agora, as atenções centram-se no campeonato e uma vitória, ou não perda de pontos neste jogo, deixará os colchoneros mais confortáveis na liderança e, convém não esquecer, um dérbi é sempre um dérbi e num dérbi tudo pode acontecer.